Olá lindasss...
está tudo bem com vocês? Espero que sim. A nossa conversa de hoje é sobre a estrutura do nosso fio de cabelo. Então, se você é daquelas que cuida tanto do cabelo e não sabe nada sobre ele, continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre essas madeixas que você tanto cuida.
Segundo o dicionário Aurélio: " o cabelo é um conjunto de pêlos do corpo humano, sobre tudo os da cabeça". Ele cresce a partir do bulbo capilar, que é o órgão responsável pela produção de cabelo.
As partes do fio de cabelo
Na foto abaixo, vemos a cutícula, o córtex e a medula os três componentes do fio capilar e cada um deles têm a sua função. Vamos conhecer cada um deles?
Imagem de um fio de cabelo e suas divisões |
Cutícula
Responsável por deixar os fios hidratados, a cutícula é a parte externa do fio capilar. Por esse motivo ela é visível a olho nu. Se sua cutícula estiver bem cuidada, quando ela for exposta ao sol, por exemplo, refletirá luz e consequentemente o brilho do cabelo aparecerá.
Córtex
Força, elasticidade e permeabilidade são algumas de suas características. Além disso, é ele que determine a textura do se cabelo. Então, se o seu cabelo é crespo, liso, cacheado ou ondulado saiba que foi o córtex quem definiu isso. Ele se posiciona entre a cutícula e a medula. A melânida, presente no córtex, é responsável pela tonalidade do seus fios, ou seja, se eles serão pretos, ruivos ou loiros.
Medula
E por ultimo a medula. Ainda não se tem algo concreto que diga qual a função da medula.
Agora vocês já conhecem um pouco sobre o fio de cabelo. Espero que tenham gostado de adquirir esses conhecimentos. Um grande kiss💋💋para vocês e até próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário